Por que ocorre queda de cabelo na menopausa?

Uma reclamação comum entre as mulheres é relativa à queda de cabelo na menopausa. Se você estiver passando por essa situação, acompanhe o post de hoje. Aqui vamos explicar por que essa situação ocorre e o que fazer para contornar o problema. Boa leitura!

Queda de cabelo na menopausa: hormônios X saúde capilar

O motivo da queda de cabelo aumentar no período da menopausa é, basicamente, um: desequilíbrio hormonal.

Um dos grandes responsáveis por manter a saúde capilar é o estrogênio, hormônio produzido pelos ovários. É ele que ajuda no crescimento e no tempo de vida dos fios.

Quando a mulher para de menstruar, ocorre uma diminuição desses níveis hormonais e, consequentemente, elevação da testosterona. A junção desses dois fatores é o que provoca uma maior queda de cabelo.

Além da relação com o estrogênio, também pode haver modificações na glândula da tireoide, responsável pela produção dos hormônios T3 e T4. Estes são importantes para todo o funcionamento sistêmico, incluindo a força e a saúde do cabelo.

A menopausa também afeta a aparência dos fios

Além da queda, o fim da menstruação afeta o cabelo feminino de outras maneiras. Na verdade, a aparência dos fios sofre diversas alterações. Entre elas, podemos citar:

  • afinamento da estrutura capilar, o que deixa o cabelo mais quebradiço;
  • ressecamento, por conta da baixa produção de sebo, o que dificulta a hidratação;
  • crescimento acelerado ou mais lento;
  • fios mais rebeldes, que possuem dificuldade para manter uma forma específica;
  • maior velocidade de surgimento de cabelos brancos, pois o corpo diminui a produção de melanina, substância responsável por dar cor ao fio.

Dicas para evitar a queda de cabelo na menopausa

Agora você já sabe como a menopausa afeta a saúde e aparência dos fios, porém não precisa entrar em desespero. Há várias formas de reduzir o impacto que essas mudanças hormonais causam em seu corpo. E, a seguir, estão algumas dicas do que fazer.

Faça reposição hormonal

A reposição, feita com o acompanhamento de um ginecologista, ajuda a controlar os efeitos colaterais da menopausa. Isso inclui a queda capilar.

Use produtos para cabelos enfraquecidos

Xampu, condicionador e cremes que tenham colágeno na composição e extratos naturais de jaborandi, sálvia e hortelã, por exemplo, deixam os fios mais fortes, evitando a queda.

Coma castanha do Pará

Esta oleaginosa possui um alto teor de selênio, ingrediente que ajuda a manter a saúde do cabelo. O ideal é consumir uma castanha por dia.

Beba muita água

A água ajuda na hidratação, o que mantém os fios menos ressecados e quebradiços.

Ingira proteínas

O clássico nacional arroz e feijão é um ótimo combo alimentar para evitar a queda de cabelo. O motivo é que esses alimentos possuem uma grande quantidade de proteínas e ajudam no crescimento dos fios. Também vale a pena investir no consumo de leite e frutos do mar.

Faça massagens capilares

A massagem no couro cabeludo ajuda a eliminar excesso de produtos e de poluição que ficam acumulados na raiz do cabelo. Esse processo ajuda a reequilibrar a pele e estimula o crescimento dos fios.

Percebe como há várias formas de evitar a queda e manter a saúde dos cabelos mesmo durante a menopausa? Com os conhecimentos adquiridos ao longo deste artigo, você pode mudar alguns hábitos diários e ter fios incríveis novamente.

Aproveite e compartilhe este texto com suas amigas nas redes sociais e ajude-as a também entender a relação entre menopausa e queda capilar.