Doenças que Causam Queda de Cabelo – As 6 Piores

Você sabia que existem doenças que causam queda de cabelo? Esse é um problema que, muito além das questões estéticas, pode estar relacionado a questões de saúde. Desse modo, fique atento ao artigo de hoje, porque vamos listar as principais enfermidades que afetam a estrutura capilar.

Doenças que causam queda de cabelo

Em termos gerais, existem diversos fatores que afetam o nosso cabelo. Agressões físicas, alimentação desequilibrada, oleosidade excessiva e questões genéticas são algumas das possíveis causas para os fios caírem do couro cabeludo.

Além dos problemas citados, a queda de cabelo pode ser o sintoma de alguma doença. Sendo assim, sempre que notar alguma alteração brusca na estrutura dos fios, procure um médico. Apenas ele pode fazer a avaliação correta da situação e indicar o melhor tratamento.

1. Lúpus (h3)

A lúpus é uma doença autoimune, ou seja, as células do sistema imunológico atacam o próprio organismo causando vários problemas. Ela afeta, geralmente, a pele, mas pode expandir-se para outros órgãos.

A pessoa pode desenvolver a lúpus cutânea ou a sistêmica. No primeiro caso, o couro cabeludo começa a apresentar pequenas falhas em locais específicos.

Com a lúpus sistêmica, o problema é generalizado, mas o cabelo não cai de forma tão visível. Os fios tornam-se menos espessos e a queda é progressiva, tornando a detecção mais difícil.

2. Problemas na tireoide

A tireoide é uma glândula localizada na área do pescoço que produz um hormônio necessário para a metabolização de diversas funções orgânicas. Ela pode sofrer alterações, trabalhando de forma excessiva ou insuficiente.

A produção em excesso resulta no hipertireoidismo e gera queda de cabelo intensa. No caso da falta do hormônio, a doença é o hipotireoidismo. Ela afeta a fibra capilar gerando enfraquecimento, o que também pode ocasionar queda.

3. Anemia

A anemia está entre as principais doenças que causam queda de cabelo. Ela tem origem na falta de ferro e causa diversas alterações orgânicas. Você pode ter fraqueza geral, sentir as unhas quebradiças e apresentar falhas no couro cabeludo por conta do caimento dos fios.

4. Tinea Capitis

Esse nome diferente representa uma das doenças que causam queda de cabelo mais comuns em crianças. Ela é uma infecção causada por três tipos de fungos: Trichophyton, Microsporum ou Favu.

Os principais sintomas incluem coceira, perda de cabelo localizada, flocos escamosos brancos ou bolhas no couro cabeludo. O contágio é, geralmente, feito em escolas, sendo algo muito raro em adultos.

5. Sífilis

A sífilis é uma infecção de origem bacteriana transmitida sexualmente. Até alguns anos atrás, essa doença estava praticamente extinta, porém desde 2010 os casos têm aumentado bastante.

A sífilis causa dor de garganta, dores musculares, vermelhidão na pele, feridas indolores e nódulos no pescoço e nas axilas. A queda de cabelo também se faz presente de forma constante.

6. Alopécia

Alopécia é a calvície. Ela quase sempre tem causas genéticas e relação com o hormônio da testosterona. Essa é uma das doenças que causam queda de cabelo mais conhecidas. Pode acometer homens e mulheres e causar perda parcial ou total dos fios.

Como é possível perceber, existem vários problemas que causam queda capilar. Muitos deles são realmente graves e exigem tratamento intenso. Sendo assim, fique atento aos sintomas do seu corpo e sempre que notar alguma queda excessiva procure um médico.

Gostou do nosso artigo de hoje? Então continue acompanhando o site para saber tudo sobre cabelos.